Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o mundo do trabalho:
Os trabalhos apresentados nesta linha de pesquisa evidenciam as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes para o desenvolvimento de competências gerais e específicas, no preparo dos alunos para o mundo do trabalho.
Práticas de socialização para o mundo do trabalho como meio de redução da evasão escolar :
Os trabalhos apresentados nesta linha de pesquisa propõem que o acolhimento do aluno promovido pela escola pode apoiá-lo em seu relacionamento com a comunidade escolar, parceiros e outros segmentos da sociedade, propiciando o seu desenvolvimento e amadurecimento para o mundo do trabalho. Este processo visa também facilitar a permanência qualificada dos alunos na escola.
Práticas pedagógicas fora do ambiente escolar como forma de aproximação com o mercado de trabalho :
Os trabalhos apresentados nesta linha de pesquisa, propõem a apresentação de novas metodologias que envolvam atividades em espaços alternativos de aprendizagem, que aproximem o aluno da realidade proposta pelo mercado de trabalho como estímulo à sua aprendizagem. Podem ser incluídas também as práticas realizadas em projetos com empresas e associações que visem o desenvolvimento de competências profissionais.
Práticas pedagógicas diferenciadas para estímulo ao desenvolvimento científico, como subsídio à formação profissional:
Esta linha de pesquisa, destaca a necessidade da base científica de excelência como suporte ao desenvolvimento das competências profissionais. Os trabalhos sob esta temática deverão apresentar as práticas pedagógicas que evidenciem a importância dos conhecimentos científicos e que criam relações com as necessidades profissionais requeridas pelo mercado.
Práticas pedagógicas que envolvam o relacionamento com empresas e outros potenciais parceiros, que realizem ações dentro do ambiente escolar e que visem o desenvolvimento profissional dos alunos:
Esta linha de pesquisa propõe a apresentação de práticas docentes que trazem para dentro da escola parceiros de mercado que realizem ações junto aos alunos de modo que possam espelhar a realidade profissional. Estas ações também devem proporcionar o estreitamento da relação escola-mercado dentro do ambiente escolar e comunicar aos parceiros a proposta educacional da escola.
© Copyright 2014 - Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico - Centro Paula Souza - SP - Brasil
Todos os direitos reservados